top of page

Bion, o simplificador


A proposta dos Simplificadores encontra grande parte de sua inspiração no trabalho de Wilfred Ruprecht Bion. Bion talvez seja o psicanalista que mais tenha se preocupado em criar ferramentas que auxiliassem o psicanalista na compreensão teórica de seu trabalho clínico.


A famosa Grade é um exemplo desta intenção em seu trabalho: "Composta de um eixo vertical de oito letras (de A a H), conotando o grau de complexidade do enunciado, e um eixo horizontal de seis algarismos (de 1 a 6), representando a relação transferencial..."


Seu pensamento teve grande impacto na Argentina e no Brasil, especialmente em São Paulo, sendo considerado um psicanalista neokleinista. De fato, Bion sofisticou o pensamento de Melanie Klein, com quem, por três ocasiões, fez análise. Dentre as principais teorias destacam-se a noção complexa de self que desenvolveu; os conceitos de função alfa, objetos bizarros, continente/conteúdo, entre outros; sem contar a sua importante contribuição para a psicanálise dos grupos.


Bion, 1916

Bion nasceu na Índia, em Muttra, há exatos 119 anos (em 1897). A mãe era indiana e o pai inglês, mas Bion teve pouco contato com eles. Logo foi enviado à Inglaterra a fim de prosseguir os estudos. Lutou a I Guerra Mundial e somente após formar-se em filosofia, literatura, estudos humanísticos e francês é que iniciou os estudos em medicina. Apenas em 1937 Bion aproxima-se da Psicanálise. Dentre seus pacientes ilustres está Samuel Beckett.


Muito se discute sobre o impacto e a profundidade do pensamento de Bion sobre a teoria psicanalítica. Compartilha, certamente, algumas semelhanças com a teoria de Lacan: a busca pela formalização do conteúdo transmitido, a utilização das fórmulas matemáticas e da álgebra para elucidar aspectos do inconsciente, a importância da linguagem no pensamento de ambos. Embora tenha desenvolvido seu trabalho na Inglaterra e na Califórinia, nos EUA, também teve adeptos na França, como Didier Anzieu e André Green.


Faleceu na Inglaterra, em novembro de 1979, mas deixou um pensamento vivo e uma intenção que nos inspira todos os dias a repensar a Psicanálise e a buscar a simplicidade nas coisas boas que ela tem a transmitir.

Em destaque
Posts recentes

Acompanhe o blog

Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page