Melanie Klein e van Gogh
“Assim como nós tomamos um trem para ir a algum lugar, nós tomamos a morte para ir a uma estrela.” van Gogh
Vincent Willem van Gogh nasceu na Holanda em 30 de março de 1853. Foi considerado um dos artistas pós-impressionistas mais importantes do mundo.
Existem registros, através de cartas que enviava para o irmão, de que Van Gogh começou a pintar em 1872, e perseguiu essa paixão até sua morte, em 1890. Naquele ano, Melanie Klein tinha apenas oito anos de idade, e ainda levariam vinte e quatro anos até que tivesse o primeiro contato com a Psicanálise. As histórias destas duas pessoas não se aproximam apenas pela coincidência de seus aniversários – ambos nasceram em 30 de março -, mas pelo fato de terem conhecido a esquizofrenia muito de perto: ele pela via do adoecimento; ela pela via da cura.
O contato de van Gogh com a loucura
Numa carta de van Gogh ao irmão, o pintor celebrava a chegada do amigo Gaugin a Arles, para onde havia se mudado fazia pouco tempo. Dizia ele: “Boas notícias, Theo. Gauguin vem. Estou fazendo a decoração do estúdio para a sua chegada: nada, exceto por grandes girassóis.”
Entretanto o convívio entre os dois artistas não funcionou, e as frequentes discussões culminaram no primeiro episódio de surto de van Gogh, por volta dos 35 anos. Na ocasião, o pintor se mutila cortando o lóbulo da orelha esquerda. Pouco depois começa a sofrer de paranoia e é internado como paciente psiquiátrico de Arles.
Mas foi no hospital psiquiátrico de Saint-Rémy que van Gogh desenvolveu um de seus estilos mais populares, as pinceladas em formas de curvas espiraladas. Durante sua internação em Saint-Rémy, van Gogh produziu mais de 150 pinturas.
O artista teve um fim de vida trágico, torturado pelo transtorno mental, comete suicídio aos 37 anos.
Melanie Klein e o estudo do transtorno mental
Assim como van Gogh, o trabalho de Melanie Klein é um dos mais influentes em sua área de atuação; ambos foram gênios da criação. Melanie Klein desenvolveu uma teoria de profundo conhecimento acerca do funcionamento esquizoide da mente humana.
Nasceu, assim como o pintor, em 30 de março. Porém o ano era 1882, e o local Viena. Foi analisada por Sandor Ferenczi e Karl Abraham, que a incentivou a trabalhar com crianças.
Melanie Klein desenvolveu uma técnica para analisar crianças e, também, a chamada teoria das posições. A partir desta, o trabalho com pacientes esquizofrênicos ganhou ferramentas importantes e a psicanálise avançou consideravelmente. Klein tornou-se a principal expoente da chamada linha inglesa da psicanálise.
Para saber mais sobre Melanie Klein, clique aqui.